Ifanes

 
   

Igreja de Ifanes / Igreja de São Miguel 

Arquitectura religiosa, barroca. Igreja barroca de planta longitudinal, composta e nave única, com fachada principal em empena com dupla sineira, portal de arco pleno com aduelas regulares, e capela-mor flanqueada por 2 capelas laterais com as quais comunica por arco pleno, possuindo retábulos de talha maneirista e barrocos de estilo joanino, de cunho popular.

Igreja com a fachada principal e capela-mor volumetricamente muito mais altas do que a nave, revelando reformas na estrutura do imóvel com nítido abaixamento da nave, interiormente também visível no alteamento que se teve de fazer no tecto sobre os retábulos colaterais. A capela-mor e capelas laterais revelam uma construção mais erudita, com arcos plenos sobre pilastras ( ainda que nem todas tenham base ), com vestígios de pinturas de temática vegetalista, e tecto da capela-mor de caixotões, de cimento pintados, sobre cornija decorada com mísulas.

 

 
   

Fonte do Concelho

Fonte com tanque de planta rectangular e cobertura de lajes em 2 águas. Cornija saliente e moldurada a toda a volta. No interior do tanque, coberto por estrutura em abóbada de berço, a toda a sua largura, escada com 5 degraus. A fonte abre-se para um recinto quadrado com pavimento lajeado, rebaixado, com acesso lateral feito por três degraus, ou por cinco no enfiamento frontal.