Freguesia de Atenor

 

Escudo de prata, três telhas de vermelho alinhadas em faixa, entre dois ramos de oliveira de verde, frutados de negro, com os pés passados em aspa, atados de vermelho, em chefe e buzina de verde, cordoada de vermelho, voltada, em campanha. Coroa mural de prata de três torres. Listel branco, com a legenda a negro: “ ATENOR “.

Património:

Atenor:                                                                             Igreja matriz de traça românica, com valiosas imagens do séc. XV-XVII e uma pequena capela. Bons exemplos de arquitectura de feição popular.

Teixeira:                                                                          Igreja do séc. XV ou XVI e a capela do Stº Cristo. Vestígios de um castro - Ervideiros e do povoado romano de Castrolouço, atestando povoamento antigo (Pré-romano e romano) nesta região, e ainda arte rupestre nas "Aguçadeiras", afloramentos rochosos, na fraga da Lapa, no Vale de Palheiros e Vale de Espinheiro.  

Área: 2.311 ha Residentes: 172 Famílias: 67
Alojamentos: 123 Edifícios: 123  

Anexa: Teixeira

   
 

Origem do nome Teixeira - Este nome que é vulgar no nosso onomástico, já como nome geográfico, já como nome de pessoa, deriva do teixo (árvore), iat. Taxus, taxu, por meio do sufixo eira.

 
Fonte: Instituto Nacional de Estatística