Freguesia de Miranda do Douro

Escudo Azul

Coroa Mural de Prata de três torres

Listel branco, com a legenda a negro: "FREGUESIA DE MIRANDA DO DOURO"

Três pares de paulitos de prata, cada par com os paulitos passados em aspa e cada um atado de ouro, tudo alinhado em faixa. Representam o folclore e a tradicionalidade de Miranda do Douro.

Em chefe, uma mitra episcopal de ouro.
Representa o facto de Miranda do Douro ter sido elevada à sua categoria de sede episcopal em 1545, por ordem de D. João III

Campanha ondada de cinco burelas de prata e azul. Representam o rio Douro, em cuja margem direita se situa a Freguesia de Miranda do Douro, assim como as diversas fontes de que é dotada.

Anexas: Aldeia Nova, Vale de Águia, Palancar e Pena Branca

Área: 3.748 ha Residentes: 2.127 Famílias: 767
Alojamentos: 1.124 Edifícios: 954  
 

Origem dos nomes:

Aldeia Nova - A expressão pressupõe a existência de uma Aldeia Velha, que existiu. Aldeia é de origem árabe - adh-dhei.

 

Vale de Águia - Não só se encontra repetida no onomástico português a denominação Val de Aguia, mas há Aguia, Aguias e os derivados Aguiar, Aguieira e Aguieiro; noutros pontos de Espanha Aguila, Aguilar (donde provem o apelido português que assim soa) e Aguilera. Entre línguas aparentadas não admira que suceda esta comunidade de fenómenos. «No onomástico é tão vulgar o emprego da palavra val (vale), que nem merece a pena citar exemplos» (Dr. Leite de Vasconcelos). Val d´Aguia quer significar sítio onde as águias abundaram, que não hoje, e a isso se presta a localização do lugar, com muitos fraguedos no seu termo, lá para as arribas do Douro.

 

Palancar - O Dr. Leite de Vasconcelos escreve que o étimo deve ser palanca, «certa gramínea comparada à aveia» e, portanto, Palancar seria «na origem um sítio onde crescem palancos». O Abade de Baçal diz que «tendo nós em Português, como apontam os dicionários, palanco no significado de fortim, construido de estacas e terra, e palancar no de guarnecer de palancas, parece mais provável que esta circunstância indique o nome da povoação mirandesa, que assim equivaleria ao de Castro e outros do mesmo género devido à táctica militar».

 

Pena Branca - Quer dizer Fraga Branca.

 
Fonte: Instituto Nacional de Estatística